LS tem seis integrantes no Programa de Justiça Restaurativa

Seis representantes do Liceu Santista foram diplomados no Programa de Justiça Restaurativa da Prefeitura Municipal de Santos, em cerimônia realizada no Teatro Municipal Brás Cubas, na sexta-feira, 17 de agosto.

A vice-diretora Neide Maria Santos, a orientadora Rita de Cássia Abreu e a professora Kátia Rua Nogueira da Silva são multiplicadoras do programa; os coordenadores Sérgio Pereira Nogueira Júnior e Ana Margareth Gonçalves Junot, e a professora Cláudia Silva dos Santos passam a integrar o quadro de 358 facilitadores na cidade de Santos. A Justiça Restaurativa tem o status de política pública por meio da Lei Municipal 3.371, de 2017.

Eles têm a importante missão de tornar mais harmônico o ambiente das escolas, ampliando a capacidade de diálogo como forma de mudança da cultura punitiva e prevenção ao bullying e à violência.

“A abordagem de uma cultura de paz e de introdução dos valores da convivência nas escolas é fundamental para uma formação mais cidadã das nossas crianças e jovens e é uma necessidade dos tempos atuais”, explica a vice-diretora Neide Santos.

Cerimônia

A cerimônia de posse dos 167 novos disseminadores da paz nas escolas integrou a 30ª Semana da Educação Professor Paulo Freire. Entre as autoridades presentes, o secretário de Educação, Carlos Mota; a promotora de Justiça da Vara da Infância, Adriana Cimini Ribeiro Salgado; a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Eva Mendes; o juiz responsável pelos trabalhos do Grupo Gestor de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de São Paulo, Egberto de Almeida Penido; o juiz da Vara da Infância e da Juventude e do Idoso de Santos, Evandro Renato Pereira; a vereadora Audrey Kleys; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Edmir Santos Nascimento, e o diretor do Centro de Ciências da Educação e Comunicação (UniSantos), Paulo Roberto Bornsen.

A cerimônia teve as apresentações do saxofonista Daniel Arcante de Souza, Banda da Polícia Militar, cantora Vivas Cantarelli e de José Luiz Morais, que representou Chaplin, ativista da paz.

Crédito das fotos do Chaplin: Rosângela Gonçalves Fotografia