Luna Fernanda é melhor atriz revelação mirim no Fescete 2020


A estudante Luna Fernanda G.P. Elias, do 1º ano do Ensino Fundamental, participou pela primeira vez do Festival de Cenas Teatrais (Fescete) este ano e já foi premiada como melhor atriz revelação mirim do evento pela cena “2020”, do Grupo Tearteiros Quarentenados. O trabalho ainda venceu nas categorias montagem e destaque de cena.

Utilizando técnicas do cinema mudo e da pantomima (que é a representação de uma história exclusivamente através de gestos, expressões faciais e movimentos), “2020” apresenta um recorte de como o elenco, formado por seis crianças de 6 a 11 anos, tem vivido nesses tempos de pandemia.

Segundo a diretora Júlia Lacerda, o processo da cena “2020” surgiu em tempos de isolamento social, por isso o núcleo Tearteiros Quarentenados seguiu com os estudos da linguagem teatral de forma remota e com o uso das tecnologias. “A partir das aulas e das pesquisas sobre a pantomima e clássicos de Charles Chaplin, chegamos à escolha desse projeto e o transpusemos para o teatro. A trilha musical feita por Marcelo Marinho acompanha todo o vídeo, inspirado no universo da mímica e do cinema mudo, possibilitando experimentações cênicas, a compreensão de ritmo e tempo de cena.”

Fescete

Já em sua 24ª edição, o Fescete teve sua primeira versão digital e ofereceu ao público mais de 70 atividades culturais gratuitas entre os dias 16 e 30 de novembro. O festival, que este ano homenageou a atriz Valderez de Barros, foi assistido por espectadores do Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia, Estados Unidos, Holanda e Israel, com cerca de 20 mil acessos.

Imagens: arquivo pessoal, reprodução da cena “2020” via Fescete (Festival de Cenas Teatrais)