Mediadoras participam de encontro sobre inclusão


Um grupo de 20 mediadoras que atuam junto aos alunos em inclusão, tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental e Médio, participou do encontro sobre inclusão “Falando sobre TEA (Transtorno do Espectro do Autismo)”, ministrado pela psicóloga escolar Flávia Gonzalez.

O Autismo – TEA é um quadro complexo do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação social e interesses restritos e repetitivos que afetam cerca de 1% da população mundial.

“Existem várias nuances no espectro autista, em alguns casos podemos estar à frente de um indivíduo com graves questões cognitivas e não verbal e em outros casos o quadro pode ser menos severo”, explica a profissional.

O diagnóstico do autismo é clínico e quem o faz são os médicos especialistas, como um neuropediatra ou um psiquiatra da infância e da adolescência. Segundo a psicóloga, em geral, a partir de um ano e meio de idade, alguns sinais de autismo já podem ser identificados, até mesmo mais cedo em casos mais graves.

Direito de todos

Flávia explica que o encontro sobre inclusão foi pensado por acreditar que todos podem aprender, que a educação é um direito de todos. “A inclusão é uma realidade e uma necessidade no âmbito escolar. Para que cada vez mais possamos incluir com excelência, precisamos estudar, pois para educar é preciso conhecer.”