NSenhora do Monte Serrat é homenageada por alunos do 5º ano

Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade de Santos, recebeu muitas homenagens dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, do período da tarde, que levaram consigo todos os agradecimentos da família liceísta.

Acompanhados pelo coordenador de Pastoral, Sérgio Nogueira Júnior, e pelas professoras Márcia Bordin e Bruna Scarlate, os estudantes se reuniram na Catedral de Santos para louvar a padroeira com orações, música e flores. O Coral Canta Mais, sob a regência do professor Felipe Borges, também participou da Hora Santa.

“Para nós, santistas, esse é um momento especial e de muita alegria. Demonstrarmos nossa gratidão por todas as alegrias vivenciadas ao longo do ano ao lado das nossas famílias e dos nossos amigos é uma renovação da nossa fé em Maria, Mãe de Jesus”, diz o coordenador Sérgio.

Padroeira

O Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, construído no alto do monte, data de 1603 e foi erguido a pedido de dom Francisco de Sousa, governador-geral do Brasil de 1599 a 1605, e devoto da santa, padroeira de Barcelona.

O Monte Serrrat recebeu essa denominação em 1604, um ano após a construção da capela – até então o local era chamado Morro de São Jerônimo. Conta-se que, em 1614, quando o corsário holandês Joris von Spielbergen invadiu a vila de Santos, parte da população fugiu para o morro. Ao tentar persegui-la, os corsários foram soterrados por um desmoronamento da montanha. O povo atribuiu o fato a um milagre de Nossa Senhora do Monte Serrat, o que acabou por torná-la padroeira da cidade.