Nossa Senhora é coroada em cerimônia especial

A necessidade do distanciamento social por causa da pandemia da Covid-19 forçou o mundo a se reorganizar e a se adaptar a esses novos tempos em casa, com exceção daquelas pessoas que trabalham em serviços considerados essenciais. Neste mês de maio, com o prédio do Liceu Santista ainda sem atividade, as homenagens que a escola presta a Nossa Senhora, junto com seus alunos, professores e funcionários, está sendo diferente. As famílias foram convidadas a louvar a Mãe de Jesus em casa, com orações, reflexões, agradecimentos e renovação de pedidos.

Neste dia 30 de maio, uma cerimônia na capela do Liceu Santista coroou a imagem de Nossa Senhora, revalidando todos os pedidos a Maria Santíssima. Estiveram presentes apenas a diretora Cláudia Cristina T.M. Santiago, a vice-diretora Neide Maria Santos, o coordenador da Pastoral Sérgio Pereira Nogueira Júnior, a professora de Ensino Religioso Kátia Rua Nogueira da Silva, a secretária Teresa Cristina Rodrigues Alves, a funcionária Denise Busca, o administrador Gustavo Durante e o audiovisual Rafael Ponzio.

Em quase vinte anos, essa foi a primeira vez que os estudantes da Educação Infantil aos Ensinos Fundamental e Médio não levaram para casa a imagem de Maria Santíssima nem puderam acompanhar a sua coroação. “Nossa Senhora está conosco no dia a dia, abençoando-nos e nos preenchendo com seu amor. Ela será coroada no coração de cada um de nós e vamos recebê-la com todo o seu poder, sua grandeza e bondade”, afirma o coordenador de Pastoral, Sérgio Pereira Nogueira Júnior.

O rito da coroação traz consigo um simbolismo que concretizam a fé católica. Rainha dos anjos, a imagem é acomodada em flores brancas que representam o divino de Maria. o manto azul, que representa Nossa Senhora como a Rainha dos Apóstolos; rosas vermelhas para lembrar o sangue derramado por todos aqueles que morreram por acreditar em Jesus e o perfume que remete à docilidade de Maria.

Os ramos de lírios brancos representam a pureza e o “sim” de Nossa Senhora; as folhas de oliveira, a esperança da Paz tão sonhada; o Rosário para nunca esquecermos do pedido de oração de Maria pelo seu filho.

O cetro de amor perfeito como o símbolo do poder de Nossa Senhora, o seu amor perfeito. Por fim, a corôa, também símbolo do amor que anjos e homens têm por Maria. Coroamos a Mãe e dizemos que ela é nossa Rainha, nossa protetora.