Nutricionista ressalta a importância do lanche saudável

Com o início do ano letivo, uma preocupação recorrente de muitos pais é o que ofertar na lancheira das crianças, de modo a oferecer escolhas saudáveis que possam suprir a necessidade energética e nutricional dos pequenos, ser saborosa e visualmente atraente.

Para facilitar o dia a dia dos pais, a orientação da nutricionista do Liceu Santista, Natália Lopes, é que seja feito um planejamento semanal do cardápio da lancheira. Alguns alimentos podem ser preparados com antecedência (como os patês, utilizando ricota e iogurte) e guardados na geladeira, por exemplo.

Entretanto ela lembra que os lanches enviados na lancheira devem seguir a rotina alimentar que o aluno tem em casa com a família, pois é fundamental que os pais tenham consciência do quão importante é uma alimentação balanceada para o bom desenvolvimento das crianças. “Elas não vão gostar de comer lanches saudáveis na escola se não tiverem uma cultura de boa alimentação em casa.”

Os pais devem evitar colocar na lancheira alimentos industrializados, como biscoitos recheados, salgadinhos, embutidos (presunto, salame etc) e sucos de caixinha, embora já existam no mercado alguns com baixo teor de açúcar. Bolos caseiros e pães integrais são os mais indicados.

A nutricionista ressalta ainda que o cuidado deve ser tomado tanto no lanche em si quanto no estado da lancheira, que deve ser higienizada diariamente.

Dicas

Na hora do preparo da lancheira, certifique-se de que a embalagem do produto está íntegra e verifique a data de validade, pois alimentos vencidos podem conter grande quantidade de microorganismos perigosos especialmente para as crianças.

Escolha alimentos de alto valor nutricional, que completem as necessidades diárias do aluno. Se possível, coloque o lanche em uma lancheira térmica ou utilize placas de gelo artificial para evitar que os alimentos estraguem.

Observe sempre os rótulos dos alimentos no ato da compra. Opte por produtos livres de corantes, acidulantes, sódio e açúcar. O primeiro item da lista é o que está em maior quantidade na formulação do produto e o último, o que está em menor quantidade.

Procure incluir:

– uma fonte de cálcio (leite, leite fermentado, iogurte ou queijos) para garantir dentes e ossos fortes e saudáveis;
– uma fonte de fibras (frutas e legumes, como cenoura e tomatinhos cereja) para auxiliar no funcionamento intestinal, além de contribuir com o aporte de vitaminas e minerais. Se as frutas forem pequenas, mande-as inteiras e com casca (lavadas e higienizadas) para evitar não só as perdas vitamínicas como os riscos de contaminação. No caso de frutas maiores, como mamão ou manga, o ideal é enviá-las já picadinhas em um pote fechado.
– uma fonte de carboidrato (pão, bolo sem recheio, biscoito sem recheio) para fornecer energia. Dê preferência aos integrais, que têm fibras e dão maior saciedade.

Sugestões de lanches

A nutricionista escolheu cinco sugestões de lanches, que suprem as necessidades das crianças.

1. Bisnaguinha integral com patê de frango e ricota, fruta da estação e água de coco
2. Mix de oleaginosas, iogurte natural com mel e fruta da estação
3. Panqueca de banana com mel e leite fermentado
4. Pão integral com queijo branco e cenoura ralada, fruta da estação e suco de fruta natural