Obras de Ernesto Neto inspiram alunos do Grupo 2 Integral


Desde o primeiro semestre, os pequeninos do Grupo 2 Integral da Educação Infantil estão tendo um estreito contato com manifestações artísticas que privilegiam as vivências sensoriais. Por meio do Projeto Estimula Ação, diferentes artistas já tiveram suas obras estudadas e livremente reproduzidas pelas crianças sob a orientação das recreacionistas Daniela Vieira e Suelen Santana.

O artista da vez é Ernesto Neto e suas lindas esculturas / instalações que intercalam tecidos coloridos com bolinhas de diferentes materiais, especiarias, miçangas, ervas aromáticas. Na sua própria definição, a mistura de materiais inusitados juntamente com o uso de tensão, força, resistência e equilíbrio aguçam a curiosidade do espectador da obra, principalmente das crianças.

Na atividade com os alunos do Grupo 2, a ideia foi seguir a orientação do artista de superar a experiência meramente visual, aguçando os outros sentidos. Foi por meio do amigurumi, uma técnica japonesa que cria pequenos bonecos de crochê ou tricô, que as crianças percorreram diversos setores do Liceu Santista, ampliando vínculos afetivos desde a direção até a equipe de limpeza.

O amigurumi no formato de polvo ficou mundialmente conhecido quando um grupo de voluntários dinamarqueses passou a produzi-los de crochê para doar aos bebês prematuros em unidades de tratamento intensivo neonatais. Ao abraçar o brinquedo, os recém-nascidos se sentem mais calmos e protegidos, pois os tentáculos remetem ao cordão umbilical e dão segurança semelhante à do útero materno.

Foi essa ideia de carinho que permeou os encontros dos liceístas pela escola. No lugar do polvo, simbolicamente foram utilizados bastidores de madeira, que, trançados com lã, formaram mandalas coloridas. A cada parada, o mantra “Recebo o seu amor enquanto você recebe o meu” era recitado tanto pelos pequeninos quanto por quem era convidado a integrar a atividade. Um momento especial foi a participação das vovós do projeto “Vamos Tricotar”, tão envolvidas com a arte das agulhas para ajudar o próximo.

Cortina sensorial

Depois que as crianças vivenciaram todas as etapas do projeto, foi a vez das famílias experimentarem as sensações visuais, táteis e olfativas advindas das obras inspiradoras de Ernesto Neto. Na “Cortina sensorial”, que foi uma das fases do Estimula Ação, os visitantes tiveram a oportunidade de explorar sensorialmente meias de poliamida recheadas de especiarias, como cravo, canela, açafrão, urucum, pó de café, alecrim, orégano, hibisco entre outras.