Páscoa será celebrada em casa com a família

A semana mais importante para cristãos de todo o mundo será vivenciada de forma diferente este ano por causa da propagação do novo coronavírus. Pela primeira vez em quase 20 anos, a celebração pascal do Liceu Santista, com a presença de alunos da Educação Infantil aos Ensinos Fundamental e Médio, além de suas famílias, não vai ser realizada.

“Não é porque estamos afastados socialmente que não podemos, como família, vivenciar em nossas casas esse momento mais forte da nossa religião”, explica o coordenador de Pastoral, Sérgio Pereira Nogueira Júnior.

Na oração urbi et orbi, realizada no dia 27 de março, Papa Francisco chamou a atenção para a Cruz da Igreja de São Marcelo. Segundo a tradição, o “Crucifixo Milagroso” é objeto de profunda veneração pelos fiéis de Roma desde 1519, quando permaneceu ileso após um grande incêndio que destruiu a igreja no centro da cidade. Pouco tempo depois, em 1522, foi usado em uma procissão pelas ruas da capital italiana, que durou 16 dias, e a ele foi atribuída o fim da peste que atingiu o município. Por conta disso, ganhou fama entre os romanos de pôr fim a grandes epidemias.

Sérgio lembra que Papa Francisco convidou a todos a recuperarem a fé nesses momentos mais difíceis por que passa a humanidade. “Por meio da leitura de Mc 4,35-41, nos fez refletir sobre a convocação, feita por Jesus, a continuarmos trabalhando juntos para a glória de todos a fim de mirarmos para a Ressurreição e termos a certeza da nossa Salvação.”

Os Ritos da Semana Santa têm início em 5 de abril, Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, quando os fiéis são convidados a colocar nas janelas, nas portas, nos muros de suas casas os ramos que simbolizam a entrada triunfante de Jesus, exaltando-o como Rei. O coordenador ressalta que é preciso gritar, como o fizeram as pessoas daquela época, desde que tenham a certeza da realeza de Cristo. Ele lembra que Jesus, sendo Rei, “pode gerir sobre nossas vidas, nos ensinando cada vez mais que é possível ver, ter compaixão e cuidar do próximo, como nos bem lembrou a Campanha da Fraternidade deste ano”.

Eucaristia

9 de abril, a Quinta-Feira Santa da Ceia do Senhor, traz a instituição da eucaristia, do sacerdócio e da vigília como centralidade; no evangelho dessa celebração, o lava-pés destaca-se como o grande ensinamento da humildade de Jesus, que não apenas ensina, mas age de forma humilde. “Como estamos impossibilitados de participar da eucaristia presencial, devemos, como família, fazer nesse dia e em todos os outros as nossas eucaristias espirituais e acompanharmos as celebrações pelas TVs católicas e pelas redes sociais das suas comunidades”, reitera.

A Sexta-Feira Santa da Paixão do Senhor, 10 de abril, é o momento em que Jesus mostrou sua fragilidade humana, logo superada por sua força divina. “Ele nos pede para orar e vigiar. Fiquemos vigilantes em nossas casas, e em família façamos nossas orações, pedindo por nós e pelo mundo. Jesus nos pede para ficarmos sempre juntos.”

Sérgio explica ser esse um momento forte, quando, às 15 horas, se recorda a Paixão de Jesus e a adoração da cruz, símbolo da ligação para a ressurreição. “É um tempo em que nos sentimos sós, tristes, pois o Senhor está morto. Mas, diferente dos discípulos da época, nós temos a certeza de que Ele ressuscitou. Para nós, esse é o momento da espera.”

Renovação

O Sábado Santo da Vigília Pascal, celebração das celebrações, acontece em 11 de abril e é o momento em que se percorre o caminho da salvação. Nela acontecem as bênçãos do fogo novo e da água nova. Em 12 de abril, chega-se à festa do Domingo da Páscoa do Senhor Jesus, a festa da ressurreição. “É o nosso verdadeiro ano novo, um tempo de renovação, de recomeço. Cristo nos mostra que é possível vencer a morte, que nós ressuscitaremos com Ele.”

E finaliza: “É possível estarmos juntos, ainda que distanciados, celebrando, recordando e vivenciando todos esses momentos. Mesmo à distância, desejo a cada um uma feliz Páscoa, um feliz recomeço, certos de que esse Jesus ressuscitado nos ajudará a passarmos por esse momento delicado e a renovarmos e fortalecermos a nossa fé.”

O Liceu Santista deseja uma Feliz Páscoa à sua equipe pedagógica, professores, funcionários, colaboradores, alunos, ex-alunos e suas famílias e também a toda a comunidade.