Pintores famosos inspiram livros criados por alunos do 5º ano EF

Como incentivar nas crianças o gosto pela leitura? Que tal trazê-las para o universo literário em que elas próprias sejam as autoras das histórias? Foi com esse intuito que a professora de Arte, Andréa Lopes Dall´Antônia, trabalhou com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, propiciando experiências e lembranças que eles levarão para o resto da vida. Além da publicação das histórias em livro, que foi impresso pela Estante Mágica, os liceístas tiveram a oportunidade de autografá-los em um momento especial com a presença da família e convidados.

As turmas do 5º ano inspiraram-se nas produções de artistas famosos, como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Claude Monet e Vincent Van Gogh. Ao conhecerem as particularidades dos pintores, seu tipo de traço, as cores utilizadas, os alunos soltaram a imaginação e elaboraram suas histórias, ilustradas com base no que cada um mais se identificou entre as obras estudadas.

Biografias

Cada uma das publicações trouxe uma biografia do autor ou da autora. Esse texto foi carinhosamente escrito pelos pais, que se desdobraram para resumir a vida dos filhos, seus gostos pessoais e aspirações.