Produção coletiva de alunos do 1º ano EF vira livro

Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participaram de uma atividade que certamente não vão esquecer tão cedo. Primeiro porque ela virou um livro; segundo porque a história final foi produzida coletivamente, ou seja, cada uma das crianças ajudou a dar forma para o enredo. E terceiro porque os autores tiveram uma noite de autógrafos que ficará guardada na lembrança deles e dos familiares que vieram prestigiá-los.

A proposta, desenvolvida pela professora de Música, Andréa Lopes Dall´Antônia, teve início com um estudo sobre os instrumentos musicais: de que material são feitos, que formato eles têm, como é o som e o timbre que produzem.

Depois os alunos assistiram ao filme “Pedro e o lobo”, uma história infantil contada através da música. A obra foi composta por por Sergei Prokofiev em 1936 com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos. Cada personagem da história é representada por um instrumento diferente. De forma lúdica, os liceístas conheceram o som das trompas, do fagote, do oboé, clarinete, flauta transversal, quarteto de cordas (violino, viola e violoncelo), tímpanos, tímbales e bombo.

Com a narrativa fresquinha na cabeça, cada aluno criou sua própria história por meio de desenhos e que posteriormente foi partilhada com a professora e os colegas em uma roda de conversa. A partir daí, iniciou-se a construção da história coletiva, com personagens e enredo tomando forma através da socialização das ideias. História finalizada, cada criança ilustrou as páginas do seu livro, que impresso pela Estante Mágica.