Professoras e funcionárias são homenageadas neste 8 de março


Data de reflexão e de luta pela igualdade de oportunidades, o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi celebrado no Liceu Santista em forma de homenagem às suas professoras, funcionárias, estagiárias e terceirizadas. Além da entrega do botão de rosa, elas também foram surpreendidas pelo convite para dançar valsa, feito pelo coordenador de Pastoral Sérgio Nogueira Júnior.

História

Embora a data seja creditada ao incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas, muitos outros movimentos sociais femininos engrossaram a campanha para melhores condições de trabalho, incluindo carga horária, salário e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas da Europa e dos Estados Unidos.

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista americano oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e culminou, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas.