Docentes e estudantes participam de atividades socioemocionais


Cuidar da comunidade estudantil tem sido um compromisso para a equipe que está à frente do projeto Viver Emoções. Professores e estudantes estão participando de atividades on-line que buscam o seu fortalecimento emocional nesse período de distanciamento social.

A psicóloga Flávia Gonzalez, a orientadora educacional Rita de Cássia Abreu Erra, a vice-diretora Neide Maria Santos e os coordenadores Marcelly Aide e Sérgio Pereira Nogueira Júnior se dividem em duplas para atenderem os estudantes da Educação Infantil (Grupo 5) aos Ensinos Fundamental e Médio e também os docentes quinzenalmente.

Com atividades que proporcionam às crianças conversas e reflexões por meio da leitura de histórias, vídeos e músicas, além de uma abordagem de diálogo e escuta sensível nos moldes da Justiça Restaurativa para os estudantes maiores, todos os participantes têm a oportunidade – e a liberdade – de partilhar seus sentimentos, dificuldades.

Gratidão

A leitura de “Gratitude”, de Vanina Cartaxo, foi a inspiração para a atividade com os professores. Utilizando metáforas, o livro propõe uma viagem pela estrada da gratitude (gratidão com atitude) em busca de autoconhecimento e reconhecimento do que precisa ser feito para uma vida com mais significado. Carregar esse sentimento e estimular a ação em prática diária é o que pode revolucionar o mundo e construir uma visão otimista da vida.

E que melhor prática diária para identificar motivos para agradecer que anotar cada momento especial vivido e compartilhado com alguém? A ideia foi incentivar os educadores a reunirem esses papeizinhos em um Pote da Gratidão, escolherem um período para abri-lo (um mês, um ano) e relembrarem esses recortes do tempo que poderiam ter passado despercebidos se não tivessem sido registrados.