Professores participam de encontro de reflexão sobre a CF 2020

Diretoras, coordenadores pedagógicos e professores da Educação Infantil aos Ensinos Fundamental e Médio reuniram-se na Universidade Católica de Santos para um momento de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2020, cujo tema Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso e lema Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10,33-34) são um convite para refletir o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.

Cerca de 150 professores das escolas católicas da Baixada Santista que integram a ANEC (Associação Nacional de Educação Católica) foram recebidos com um café temático que os remeteu à infância, quando eram cuidados pela família (pais e avós).

Uma sensibilização apresentada pelo coordenador de Pastoral, Sérgio Pereira Nogueira Júnior, e pelas professoras Kátia Rua e Rosemeire Abreu trouxe uma atualização da parábola do bom samaritano. Duas ex-alunas do Liceu Santista, Camila Agráz Nogueira e Carolina Agráz Nogueira, também tiveram uma participação especial na encenação, musicando-a.

“Trazendo essa parábola para os dias atuais, quem é o nosso próximo dentro do contexto educacional? São os nossos alunos, aqueles que devemos olhar, cuidar, termos compaixão. Em um mundo tão complicado, onde o olhar está sendo esquecido, a Campanha da Fraternidade vem nos ajudar a refletir o quanto é necessário olhar para o nosso irmão, mas não apenas olhar, também partir para uma ação, para o cuidar”, explica o coordenador.

Projetos sociais

Os participantes do encontro também conheceram projetos desenvolvidos na região para que, sensibilizados e tendo a sua compaixão despertada, vislumbrassem a possibilidade de engajar essas ações em atividades realizadas em suas escolas.

Para que pudessem conhecer as entidades sociais, os professores foram divididos em três grupos: “Infantil e Fundamental anos iniciais”, “Fundamental anos finais” e “Ensino Médio e Universidade”.

Infantil e fundamental anos iniciais
Pastoral da Criança
Fraternidade Toca de Assis
Aldeias Indígenas

Fundamental anos finais
Associação Promocional Irmã Maria Dolores (Quarentenário)
Congregação das Irmãs Missionárias da Caridade (pessoas em situação de vulnerabilidade – doentes e abandonadas) e crianças do Rádio Clube
Cátedra Sérgio Vieira de Mello (Refugiados)

Médio e Universidade
Centro de Valorização da Vida – CVV (Suicídio)
Defensoria Pública (Remissão de pena através de resenhas literárias – Cárcer)
SECASA – Casa de apoio e solidariedade aos pacientes de AIDS

Fechando o encontro, o Prof. Me. Francisco Surian refletiu sobre a compaixão, instigando os professores acerca do que viram no encontro, se se compadeceram com as histórias e por fim convidando-os para uma ação efetiva em suas escolas.