Projeto “Bicharada” amplia vivências dos alunos do G2 Integral

O que acontece quando uma contação de história transcende o livro e incorpora outros elementos e espaços da escola? Essa é a experiência que os pequeninos do Grupo 2 Integral vivenciaram por meio do projeto “A bicharada e suas canções”, desenvolvido pelas recreacionistas Daniela Santiago e Camila Germano.

“O objetivo da proposta é potencializar a construção de aprendizagens significativas, favorecendo em nossas crianças o interesse em conhecer o mundo dos animais e o meio em que vivem. Também é uma forma de estimular a oralidade e aumentar o repertório”, explica Daniela.

Após ouvirem historinhas tendo diversos animais como protagonistas, os alunos participaram de um bate-papo com uma convidada especial: a bióloga Taís Ceccacci kuehni Castro, que veio especialmente ao Liceu Santista para conversar com eles sobre animais marinhos e responder a todas as curiosidades dos liceístas. Ela trouxe uma convidada para as crianças conhecerem: uma tartaruguinha.

Outra surpresa os esperava na etapa seguinte do projeto: uma visita ao laboratório de Biologia, tendo como orientadores alunos do 3º ano do Ensino Médio. Foram eles, com o auxílio da técnica de laboratório Verônica Rosas, que mostraram algumas espécies do acervo da escola, como um tubarão-martelo, uma piranha, a carapaça de uma cigarra, insetos entre outros.

Culinária

O encerramento da proposta foi na cozinha experimental da escola e contou com o apoio da nutricionista Natália Lopes. As crianças colocaram as mãozinhas literalmente na massa e produziram deliciosos biscoitos no formato de… bichinhos.