Projeto de vida traz autoconhecimento para estudantes

Orientar os jovens na construção de seus projetos de vida, desenvolvendo o autoconhecimento e o estabelecimento de perspectivas de futuro, tem sido um caminho trilhado no Ensino Médio do Liceu Santista há anos, com o intuito de ofertar uma formação integral que prepare os estudantes para o exercício da cidadania e de uma vida de realizações.

Fundamentado na Lei nº 13.415/2017, conhecida como Lei do Novo Ensino Médio, o Projeto de Vida no Ensino Médio prevê que os currículos escolares devem considerar a formação integral do estudante, colocando o Projeto de Vida como conteúdo obrigatório. Também a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece, em especial na competência 6, a necessidade de “valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências para entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade”.

Antes mesmo do estabelecimento oficial do Projeto de Vida para todo o Ensino Médio, os liceístas já participavam de propostas de construção do projeto de vida, com atividades voltadas para o autoconhecimento e percepção do outro, construção de autobiografias, aprofundando o conhecimento sobre os valores éticos nas aulas de Ensino Religioso, com a professora Kátia Rua.

O que muda

Segundo a professora, o Liceu Santista iniciou algumas mudanças já neste ano de 2021, começando com o 1º ano do Ensino Médio. Como serão oferecidas algumas disciplinas eletivas de diversas áreas do conhecimento no período da tarde, inicialmente o Projeto de Vida ainda será ministrado dentro das aulas de Ensino Religioso. No próximo ano, ela passa a ser uma disciplina específica e independente.

Ela explica que os objetivos da disciplina de Ensino Religioso e os objetivos do Projeto de Vida são os mesmos: autoconhecimento, refletir sobre o sentido da vida, atitudes e valores humanos e entender as diferenças buscando melhor convivência. Ressalta, porém, que ao longo do Ensino Médio as aulas de Projeto de Vida vão propor atividades voltadas para a orientação profissional, enquanto as aulas de ER vão priorizar as atividades voltadas para a espiritualidade.