Projeto trabalha as emoções com alunos do período integral

Alunos dos Grupos 3 ao 5 da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental que permanecem na escola em período integral participam do projeto “Nossas Emoções” com a psicóloga Flávia Gonzalez. Durante os encontros, realizados semanalmente e separados por faixa etária, os liceístas interagem entre si durante atividades que estimulam o auto-conhecimento e o relacionar-se com o outro, respeitando as suas peculiaridades.

A profissional utiliza a ludicidade das histórias, assim como dinâmicas, vivências e arte para que as crianças possam refletir sobre seus sentimentos e ampliar o conhecimento que têm uns dos outros. O intuito é incentivá-los a resolverem os conflitos com os amigos por meio da negociação e do diálogo.

Segundo a psicóloga, por meio das amizades e interações com colegas, a criança aprende a se relacionar com os outros, a resolver problemas em relacionamentos e a se colocar no lugar da outra pessoa. “Quando elas brincam de faz-de-conta juntas, precisam lidar com as visões do mundo imaginário de outras crianças, assim como conversar com elas sobre como os personagens de uma determinada história se sentem, auxiliando no desenvolvimento do entendimento social.”