Projeto Viver Emoções trabalha o fortalecimento emocional

2020 tem sido um ano atípico para todo mundo. A pandemia da Covid-19 e a necessidade do distanciamento social para reduzir o contágio da doença têm mexido com o emocional de crianças, jovens, adultos e idosos. O Liceu Santista, por meio do Projeto Viver Emoções, abraçou o compromisso de trabalhar, neste segundo semestre, as competências socioemocionais junto à comunidade educativa (estudantes, professores e funcionários) para o fortalecimento emocional durante e após o isolamento social.

Dentro da abordagem estabelecida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a psicóloga Flávia Gonzalez, a orientadora educacional Rita de Cássia Abreu Erra, a vice-diretora Neide Maria Santos e os coordenadores Marcelly Aide e Sérgio Pereira Nogueira Júnior vão trabalhar o entendimento e o manejo das emoções por meio de atividades escolhidas para cada faixa etária.

A BNCC aponta cinco competências socioemocionais como imprescindíveis à formação integral dos estudantes: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.

Impactos positivos

A aplicação destas habilidades na escola geram impactos positivos em várias esferas da vida dos estudantes:
Na aprendizagem: propiciam um ambiente mais favorável e melhores resultados dos alunos nas disciplinas curriculares tradicionais;

No desenvolvimento integral: preparam os estudantes para estar no mundo, compreender os diferentes, ser críticos e atuantes e tomar decisões pautadas na ética. Ajudam-nos a construir seu projeto de vida e a se capacitar para o mundo do trabalho;

Na promoção de equidade: dialogam com as necessidades da sociedade civil, mobilizam famílias e contemplam seus anseios, suprem carências de oportunidades e geram impacto nos indicadores sociais;

Na mudança cultural: transformam o currículo e a escola, estimulam a atitude cidadã, contribuem para o desenvolvimento de uma cultura de paz.