Protocolos de biossegurança a partir de agosto de 2021


Com o avanço gradual da vacinação contra a Covid-19, já é possível perceber uma tendência de redução no número de óbitos e de novas infecções. Mas a pandemia ainda não está controlada e todos os esforços sanitários, como o uso de máscara e distanciamento social, são necessários.

Ao longo do próximo semestre letivo, o Liceu Santista manterá todos os seus protocolos de biossegurança, que já vinham sendo praticados desde o ano passado, e mais uma vez conta com o apoio de todos os seus colaboradores, estudantes e familiares para que continuem atentos às ações coletivas de cuidado consigo e com o outro.

COMUNICAÇÃO

Todos os protocolos para a retomada das atividades serão divulgados para a comunidade educativa por meio dos canais internos e mídias sociais.

TREINAMENTO

A equipe de colaboradores participou de nova capacitação para receber os estudantes com segurança e muito carinho.

Grande parte de nossos professores e funcionários já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Ainda assim, continuaremos pondo em prática todas as técnicas de higienização, sinalização dos espaços, distanciamento de pessoas nos ambientes e orientação sobre o contágio da Covid-19, embasadas nas orientações dos órgãos governamentais.

APRENDIZAGEM

A partir de agosto, com o retorno de um maior número de estudantes presenciais, o processo de segurança na escola será redobrado. As medidas físicas e sanitárias para recebê-los já estão sendo tomadas, de modo que o processo de aprendizagem siga seu percurso em um ambiente seguro e acolhedor.

RETOMADA DAS ATIVIDADES ESCOLARES

A resolução SEDUC 65, publicada em 27/07/2021, e o Decreto Estadual nº 65.849, publicado em 06/07/2021, estabelecem, a partir de 2 de agosto, que as novas resoluções para a retomada das aulas e demais atividades presenciais nas unidades de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio localizadas no território estadual respeitarão os seguintes parâmetros:

I – observância de distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas, em todos os ambientes escolares, inclusive naqueles de acesso comum, para o desenvolvimento de quaisquer atividades;

II – planejamento das atividades em conformidade com a capacidade física da unidade escolar, admitindo-se o escalonamento de horários de entrada, saída e intervalos;

III – monitoramento de risco de propagação da Covid-19, observadas as orientações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, bem como as diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde.

Salienta-se que a capacidade física, de acordo com o novo decreto, deve considerar a área disponível para desenvolvimento de aulas e demais atividades presenciais.

PLANO PEDAGÓGICO

O retorno presencial em agosto não é obrigatório, de modo que as famílias podem escolher entre enviar seus filhos para a escola ou mantê-los no ensino remoto. Cada instituição terá autonomia para estabelecer as regras de retomada das aulas físicas de acordo com a capacidade de seguir os protocolos de segurança.

As aulas remotas continuarão a ser disponibilizadas pelo Google Meet e por outras ferramentas de interação com os professores.

CRITÉRIOS PARA O RETORNO

Autoavaliação diária

– Se teve contato com alguém que testou positivo para a Covid-19, deve cumprir quarentena em casa e fazer o teste para confirmação ou não do diagnóstico.

– Se apresentar sintomas como febre, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, tosse, fadiga, calafrios, falta de ar, perda de olfato e/ou paladar, diarreia (sem causa aparente) nas 24 horas anteriores ao retorno, permanecer em casa.

Na ausência dessas indicações, o estudante está liberado para retornar ao presencial.

Kit pessoal

– Material escolar
Levar na mochila o mínimo possível, seguindo as orientações dos professores. Não será permitido o compartilhamento de materiais entre os estudantes.

– Máscaras
São de uso obrigatório para todos os estudantes a partir do Grupo 3 da Educação Infantil até o Ensino Médio, bem como para professores e colaboradores.

Todos deverão trazer pelo menos duas máscaras extras para troca e um saquinho identificado com o nome para guardar as máscaras usadas.

– Calçado extra
Sapateiras receberão os calçados dos estudantes da Educação Infantil no hall de entrada do prédio. Os pais devem enviar outro par de sapatos identificado, que ficará na escola para ser usado nos ambientes internos.

– Copo ou garrafinha de água
Os bebedores estarão disponíveis apenas para o enchimento de copos e garrafinhas, cujo uso é estritamente pessoal.

Higienização

– Uniforme
A recomendação é para que as roupas usadas na escola sejam lavadas no mesmo dia e não reutilizadas no dia seguinte.

– Mochila
A higienização de mochilas e materiais didáticos deve ser realizada pelas famílias em casa, antes e depois das atividades presenciais.

– Máscaras
Trazer máscaras extras para o período que estiver na escola.

Se as máscaras forem reutilizáveis, a lavagem após o uso deve ser diária. É necessário aguardar que estejam totalmente secas para usá-las novamente.

 

ENTRADA E SAÍDA DA ESCOLA

– Acessos e portões

A entrada e a saída dos estudantes serão feitas pelos três portões da escola, de acordo com o segmento. Os horários escalonados já aplicados no Liceu Santista serão mantidos.

Horários:

Educação Infantil: 7h30 e 13h
Ensino Fundamental Anos Iniciais: 7h45 e 13h15
Ensino Fundamental Anos Finais: 7h30
Ensino Médio: 7h30

Acessos:

Educação Infantil e Ensino Médio: portão localizado na Avenida Francisco Glicério, à esquerda da entrada principal

Ensino Fundamental: portão principal (Avenida Francisco Glicério)

Estudantes que chegam com transporte escolar: Portão da Rua Lopes Trovão

– Aferição de temperatura

Todos os estudantes e colaboradores que chegarem à escola terão suas temperaturas aferidas. Se ela for igual ou superior a 37,5° C, o estudante ou o colaborador deverá retornar para casa e, se possível, fazer acompanhamento médico.

– Higienização das mãos

Tótens de álcool gel 70° estão localizados nas proximidades de todos os portões de acesso ao Liceu Santista. A higienização das mãos de estudantes e colaboradores é obrigatória para entrada na escola.

Dispensers com álcool gel 70° também estarão disponíveis em vários ambientes da instituição.

– Sinalização

Para auxiliar a manutenção do distanciamento de pelo menos 1 metro entre as pessoas, banheiros, pátios, corredores e refeitórios receberam sinalizações específicas no chão.

Nas salas de aula, todas as carteiras foram mantidas, mas com a indicação daquelas que podem ser utilizadas garantindo o distanciamento de 1 metro. Da mesma forma, as poltronas do auditório foram demarcadas para que esse espaço seja também utilizado com o distanciamento mínimo recomendado.

DISTANCIAMENTO ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES

Nas salas de aula dos Ensinos Fundamental e Médio, foi mantido o distanciamento entre os estudantes e professores de pelo menos 1 metro.

Essa normatização não se aplica aos ambientes da Educação Infantil, uma vez que eles demandam um cuidado diferente e mais próximo, como banho, troca de fralda, alimentação, pedidos de colo entre outros. Para as crianças, foram implantadas outras medidas preventivas.

ATIVIDADES FÍSICAS

A quadra e o ginásio poliesportivo poderão ser utilizados para a realização de atividades físicas cuidadosamente pensadas pelos professores para manter o distanciamento entre os estudantes.

ALIMENTAÇÃO

Todos os estudantes são orientados a lavarem suas mãos com água e sabão nos banheiros disponíveis por toda a escola ou fazerem a higienização com álcool gel 70°.

Eles podem trazer seu lanche de casa, embalado individualmente, ou comprá-lo na cantina, que volta a funcionar a partir de 2 de agosto.

Haverá um rodízio entre as turmas para tomar o lanche no pátio. A mesa da cantina está sinalizada, respeitando o distanciamento de 2 metros nos bancos.

Máscara na hora do lanche

Os educadores vão orientar os estudantes sobre o procedimento seguro:

– Retirar a máscara com cuidado e guardá-la no saquinho específico para esse fim
– Higienizar as mãos com álcool gel 70°
– Tomar o lanche, mantendo o distanciamento de 2 metros do colega do lado
– Higienizar novamente as mãos com álcool gel 70°
– Colocar uma máscara limpa (solicitada antecipadamente para as famílias)

LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DOS AMBIENTES

Todos os ambientes da escola passam por uma limpeza geral antes da abertura para receber os estudantes e colaboradores e ao término do período.

Banheiros, maçanetas e corrimãos, em especial, são higienizados a cada duas horas.

As salas de aulas passam por higienização após cada uso e antes de receber a próxima turma.

TRANSPORTE ESCOLAR

Às famílias que utilizam o transporte escolar terceirizado, o Liceu Santista orienta que estejam atentas às condições de higienização dos bancos, aberturas de janelas e número de crianças transportadas para garantir o espaçamento mínimo de 1 metro, além da obrigatoriedade de todos os ocupantes do veículo usarem máscaras.

A higienização das vans deve ser realizada antes de buscar os estudantes em casa, após a entrega deles na escola, repetindo o procedimento no retorno. Todos os ocupantes devem fazer uso de álcool em gel antes de entrar no transporte escolar.

NOTIFICAÇÃO DE CASOS DE COVID-19 (SUSPEITOS OU CONFIRMADOS)

O Liceu Santista deve ser imediatamente comunicado pelas famílias e colaboradores da presença de sintomas da Covid-19 nos estudantes e/ou pessoas próximas ao seu núcleo familiar.

No caso da realização de teste, a escola solicita que seja informada do resultado e que o estudante permaneça em casa pelo período mínimo de 14 dias quando o resultado for positivo.

A turma a que pertence esse estudante será comunicada, bem como as autoridades sanitárias do município.

Combater a Covid-19 é uma obrigação de todos nós.