Psicóloga trabalha emoções com alunos do Fund Anos Iniciais

Se para os adultos é complicado reconhecer certos sentimentos, o que dirá para uma criança. O projeto “Viver Emoções”, desenvolvido pela psicóloga escolar Flávia Gonzalez, tem o intuito de auxiliar os estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais a reconhecererm emoções como raiva, medo, tristeza, alegria, calma e como lidar com elas no dia a dia. Separados por faixa etária, 1º ao 3º ano / 4º e 5º ano, as turmas participam quinzenalmente das atividades.

“As crianças tendem a perder o controle com maior facilidade, porque, no cérebro, tanto o lobo frontal, que é responsável por tomadas de decisão, quanto o córtex pré-frontal, também responsável pela tomada de decisão e pelo raciocínio, ainda não se encontram totalmente desenvolvidos, afetando de forma direta o controle das emoções”, explica.

Flávia afirma que é importante ajudar a criança a expressar sua emoção de raiva, por exemplo, evitando que ela a extravase de forma inadequada, machucando-se ou machucando aos outros. “Quando perceber que a criança está com raiva ou brava, procure dizer a ela como você a percebe, coloque em palavras o que talvez a criança ainda não consiga identificar ou mesmo dizer. É muito importante que ela saiba que o adulto identificou o que ela pode estar sentindo.”

Apoio dos pais

O apoio dos pais é ressaltado pela psicóloga durante a realização das tarefas pelas crianças, uma vez que eles podem observar a reação dos pequenos a cada uma das propostas apresentadas. “Incentivar a criança a expressar o motivo de sua insatisfação ou de sua frustração também é uma forma de acolhê-la.”

As atividades têm início com uma contação de histórias que apresenta a emoção a ser trabalhada. A partir dela, os estudantes são instigados a identificar as emoções por meio de exercícios lúdicos. Como exemplo, identificar que emoções uma pessoa está sentindo de acordo com suas expressões faciais, escolher uma cor para representar determinada emoção e pintar no desenho em que parte do corpo ela se manifesta.

Emoções

A palavra “emoção” deriva do latim emotio, que quer dizer “movimento” ou “impulso”. São estados afetivos, reações subjetivas que “nos movem” por dentro. Essas reações têm uma origem fisiológica que se manifesta devido a alterações físicas (sensações, alterações endócrinas) e psicológicas (pensamentos, atitudes, crenças).

As emoções são variáveis, podem surgir de maneira súbita e têm diferentes graus de intensidade. Normalmente são mais fortes, mas duram menos que os sentimentos. Existem emoções de vários tipos; algumas são básicas, outras mais elaboradas e complexas. Além de trabalhar com a alegria, tristeza, raiva e medo, também a calma foi incluída na lista. Também denominada paz ou tranquilidade, a calma é menos intensa que as demais e essa “leveza” é uma de suas maiores características. Por isso ela parece exercer a função de regulador emocional.

Mindfulness

Mindfulness é uma prática de atenção plena ao momento presente que leva a um estado mental de ampliação da consciência para reduzir os níveis de estresse mental e emocional. Aplicado a crianças, o mindfulness melhora o foco e a concentração, regula os níveis de ansiedade, aprimora as habilidades sociais e emocionais, melhora a qualidade do sono e a criatividade, afetando positivamente a saúde mental e o bem-estar.

Segundo a psicóloga Flávia, os estudantes participaram da prática norteados por exercícios propostos pela autora Patrícia Calazans no livro Brincando de Mindfulness (Editora Matrix).