Torneio de Xadrez reúne alunos do período ampliado

Alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental que participam do período ampliado tiveram uma excelente oportunidade para colocar em prática suas estratégias de jogo durante o Torneio Interno de Xadrez do Liceu Santista, realizado no sábado, 22 de setembro.

Sob a coordenação da professora Cris Furtado, as partidas foram disputadas pelo sistema suíço e respeitando a faixa etária dos enxadristas. Todos os estudantes ganharam certificado de participação.

Os pais, que puderam acompanhar as partidas da arquibancada, ao final do torneio também foram convidados a dividir o tabuleiro com os filhos. Para a professora Cris, esse é um momento importante de socialização, de incentivo e mesmo de diversão.

“O xadrez é um jogo de raciocínio e de manobras táticas, por isso o intuito de convidar os pais para jogarem com as crianças é oferecer uma troca de papeis, ou seja, que eles percebam as dificuldades do filho para montar suas estratégias de jogo e também que os filhos possam ensinar aos pais como funciona o xadrez.”

Imaginação

O xadrez funciona como um impulsionador da imaginação, além de contribuir para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio. Por meio desse jogo de tabuleiro, os alunos são instigados a refletir antes de agir – habilidade de antecipação -, a arcar com as responsabilidades das próprias ações e analisar suas consequências.