5º ano conversa sobre meio ambiente com secretário municipal


Os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, período da manhã, tiveram um encontro com o secretário municipal de meio ambiente, Marcos Libório, e com o assessor Alessandro Zuffo para conversar sobre as consequências da produção de lixo para a manutenção da vida no planeta Terra. A atividade integra o Projeto Cidadania, que acontece ao longo do ano letivo e foca nas ações realizadas em nossa cidade em áreas essenciais, como educação, saúde, transportes entre outras.

Na conversa com os pequenos, o secretário Marcos e o assessor Alessandro reiteraram que todos somos responsáveis por cuidar da Terra, pois não existe a possibilidade de mudar de planeta. O “jogar fora” também não existe, uma vez que o ser humano sempre impacta o local onde ele vive, gerando resíduos que não são suportados pelo meio ambiente.

A saída, a partir dessa constatação, é mudar a forma de consumo, ser mais consciente nas ações do dia a dia. Os profissionais conversaram sobre coleta seletiva de lixo, reciclagem de lixo, compostagem de resíduos alimentícios, mutirão de limpeza das praias da cidade, quantidade de lixo no mar e a consequente mortalidade de animais marinhos.

No final, um quiz sobre os tipos de lixo encontrados nos oceanos premiou os estudantes com um dos símbolos da cidade de Santos, a famosa mureta, produzida por um artista plástico com materiais reciclados retirados do mar.

Diálogos da cultura oceânica

Santos é pioneira mundial na implantação da educação oceânica como política pública, e reconhecida internacionalmente pelas ações de políticas ambientais. Também foi a primeira cidade do Hemisfério Sul a receber um evento mundial da Unesco sobre Cultura Oceânica, que aconteceu de 10 a 15 de outubro. O “Diálogos da Cultura Oceânica” (Ocean Literacy Dialogues) reuniu cientistas, políticos, pesquisadores e estudantes de todo o planeta.