Documento traz práticas pedagógicas para o estudo remoto

Em sistema de estudo remoto emergencial desde o final de março por causa da pandemia da Covid-19, o Liceu Santista precisou adaptar o processo de aprendizagem de seus estudantes. Com o intuito de reafirmar a parceria com as famílias e reiterar a sua prática pedagógica para garantir uma rotina de estudos nos diferentes anos escolares de forma significativa, a escola produziu um documento digital, interativo e de fácil acesso contendo diretrizes personalizadas para as aulas no modelo remoto.

Intitulado “Orientações sobre o Ensino Remoto”, foi enviado para todas as famílias desde a Educação Infantil até os Ensinos Fundamental e Médio. “Esse documento valida as escolhas da instituição, respeita as especificidades e demandas de cada segmento e ilustra o trabalho que vem sendo realizado desde o dia 23 de março para o período de ensino remoto”, afirma a diretora Cláudia Cristina T.M. Santiago.

Para que esse modelo se sustente, ela explica que existe uma estrutura de pessoas e de colaboradores da escola que segue ativa. “É um trabalho de entrosamento. Os professores enviam videoaulas, atividades, vídeos instrucionais, pesquisas, contação de histórias, dicas culturais, videoconferências, avaliações e devolutivas. Para isso, eles contam com uma rede de apoio que envolve Direção, Coordenação, Orientação Pedagógica, Psicologia Escolar, Comunicação, Setor de Tecnologia da Informação (TI) e Secretaria.”

O documento, que é responsivo, pode ser acessado pelo computador, tablet e celular. Separado por cursos e com layout intuitivo, traz links para leitura de tópicos de acordo com o interesse da família, além de texto que aborda as competências socioemocionais e listagem de todos os recursos digitais utilizados por cada segmento.

Clique aqui para acessar

Redes sociais

Para maior compreensão do conteúdo, um trabalho de esclarecimento de termos pedagógicos – constantes no documento – foi publicado nas redes sociais do Liceu Santista, explicando de forma simples o que é Currículo, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Competências e Habilidades, Educação Integral, plataformas digitais e aplicativos que foram inseridos no processo de aprendizagem.