Alunos do 5º ano EF preparam-se para o desafio do Fund 2

Durante meses, os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental participaram de momentos importantes para a transição deles no ano que vem, quando estarão no 6º ano. Mudança de professores, aumento de disciplinas, novo recreio… são muitas dúvidas, apreensão e ansiedade por parte dos pequenos.

É por isso que o Projeto Crescer e Transformar-se propicia às crianças uma experiência que elas dificilmente esquecerão. Inspiradas pela leitura do livro “Lin e o outro lado do bambuzal”, de Lúcia Hiratsuka, que trata de amizade, ritos de passagem e respeito às diferenças, elas se apropriam dos personagens e sua transcendência para desmistificar o desconhecido.

Os liceístas conversam com colegas do 6º ano sobre a rotina de estudos, com os futuros professores e com a coordenação pedagógica. Esse processo de transformação, como aquele vivenciado pelos personagens da história, culminou com uma carta que cada estudante escreveu para si mesmo e que só será lida novamente em 2026, quando estiverem no 9º ano EF. A ideia é que eles tenham a percepção de seu amadurecimento físico e emocional, que também será comprovado por meio de fotos e outras lembranças escolhidas por eles.

No dia 23/11/22, as famílias foram convidadas a prestigiar esse importante momento com os estudantes: depositar os envelopes juntamente com uma edição de jornal do dia, os liceístas depositaram seus envelopes em uma “cápsula do tempo”, que foi lacrada pelas professoras. Na mesma ocasião, a turma do 5º ano de 2018 – hoje no 9º ano do Ensino Fundamental – teve a alegria de reaver suas lembranças, se emocionou ao reler seus escritos e reencontrar suas antigas professoras.